Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Diastema. O que é e como pode ser tratado? 

Diastema. O que é e como pode ser tratado? 

O diastema é a separação entre dois dentes. Apesar de ocorrer frequentemente nos dentes incisivos superiores, não inviabiliza a hipótese de também ocorrer noutros dentes. É uma condição comum que afeta tanto crianças como adultos. No entanto, o diastema infantil em muitas casos desaparece à medida que os dentes permanentes substituem os dentes de leite. Porém, em muitas situações permanece na vida adulta e por isso é necessário recorrer a um tratamento adequado. 

Neste artigo, vamos explorar as principais causas do diastema e os tratamentos mais eficazes para corrigir esta condição, ajudando assim a proporcionar sorrisos mais harmoniosos e saudáveis. 

Causas do Diastema 

Formação dentária: Durante a infância, os dentes de leite podem deixar espaços na arcada dentária. Esses espaços frequentemente desaparecem com o nascimento dos dentes permanentes, que são maiores. 

Hábitos na infância: O uso prolongado de chupetas ou o hábito de sucção da língua, pode contribuir para o desenvolvimento de um diastema. A pressão exercida durante a sucção pode alterar a posição dos dentes. 

Fatores Genéticos: Pode ser uma caraterística genética que é passada de pais para filhos.  

Respiração oral: Respirar pela boca, em vez de pelo nariz, pode reduzir a pressão dos lábios sobre os dentes, favorecendo o espaçamento entre eles. 

Anormalidades do freio labial: Um freio labial excessivamente grande pode impedir que os dentes da frente se juntem, causando um diastema. 

Problemas de alinhamento e mordida: Má oclusão pode resultar num diastema devido ao posicionamento irregular dos dentes. 

Perda dentária: A extração ou perda de dentes devido a cáries, fraturas ou periodontite pode causar espaçamentos entre os dentes remanescentes. 

Alguns Tratamentos Disponíveis  

Existem várias opções para tratar o diastema, desde abordagens estéticas até intervenções ortodônticas e cirúrgicas. A escolha do tratamento depende das causas subjacentes e também das preferências de cada paciente. 

Tratamento Ortodôntico: Usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, através de forças exercidas nos dentes com  aparelhos de forma a juntá-los. Existem vários tipos de aparelhos bastante usuais neste tratamento, como o fixo, fixo estético, invisível e lingual. É uma solução muito utilizada em casos de diastema em adolescentes e adultos.  

Faceta de porcelana ou cerâmica: Indicada para correções mais severas, a faceta de porcelana ou cerâmica implicam um leve desgaste dos dentes naturais para a colocação de capas muito finas sobre a superfície dos mesmos. É uma opção duradoura, mas pode variar de acordo com os cuidados que o paciente tem. 

Faceta de resina: É ideal para um tratamento mais rápido e económico. No entanto, fica bastante aquém do tratamento das facetas de porcelana ou cerâmica. A durabilidade também tende a ser inferior, devido a uma maior probabilidade de desgaste mais acelerado e risco de fratura. 

Frenectomia: Quando existe o caso de o freio labial ser demasiado grande, a solução pode passar pela realização de uma frenectomia. Envolve o corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade e assim solucionar o diastema causado por esta condição. 

Diastema e a Estética 

Para alguns, o diastema pode ser uma preocupação estética ou funcional e, portanto, cria a necessidade de correção. Mas em certas culturas é mesmo uma característica charmosa e algo muito desejado. 

No entanto, é de notar que apesar de ser algo desejado em certas culturas é sempre importante pensar em primeiro lugar na saúde oral e nos impactos que terá na vida de cada um. Consulte-nos para uma avaliação oral e consequentemente podermos aconselhar da melhor forma. 

Existe uma forte ligação entre o bruxismo e o stress emocional. O estilo de vida moderno, repleto de preocupações e pressões, tem levado a um aumento dos casos de bruxismo. Por isso, estratégias para controlar o stress, como praticar atividade física, estabelecer rotinas de sono saudáveis e procurar apoio psicológico quando necessário, podem ser essenciais para o tratamento e prevenção deste problema. 

Se sente que pode estar a sofrer de bruxismo, consulte-nos para uma avaliação detalhada. Um diagnóstico precoce pode evitar complicações e melhorar significativamente a sua qualidade de vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *