O planeamento estético tem sido cada vez mais requisitado em clínicas médicas dentárias.
Afinal, a estética da face e do sorriso segue altamente valorizada e os pacientes têm procurado por tratamentos que melhorem a aparência dos dentes por diversas razões.
No entanto, para que esses procedimentos sejam feitos da melhor forma e com os resultados esperados, um planeamento de ambas as partes deve ser feito.
O que é planeamento estético?
O planeamento estético é o processo de estudar, analisar e definir qual a melhor opção para transformar o sorriso do paciente.
E os maiores aliados para todo este processo são os meios digitais. Ou seja, as técnicas que utilizam fotografias e análises computadorizadas para definir como e qual procedimento estético será feito.
São produzidas fotografias com diversos detalhes como o rosto, o sorriso, o formato da face, além de muitos outros. A partir disso, é feita uma análise para mensurar e definir o novo sorriso do paciente.
Trata-se de um procedimento que respeita as características anatómicas do paciente, permitindo que a naturalidade estética não seja modificada.
Técnicas de planeamento estético
A seguir, vamos listar algumas das principais técnicas para planeamento estético digital:
CAD/CAM
O sistema Computer-aided Design/Computer-aided Manufacturing (CAD/CAM) é um grande aliado no estudo da arcada dentária do paciente.
Faz a leitura dos dados da arcada dentária e cria um desenho da prótese, faceta ou coroa. Esse modelo de planeamento tem feito muito sucesso porque evita trabalhos manuais e garante um resultado eficaz em curto prazo.
Digital Smile Design (DSD)
O Digital Smile Design (DSD) é um sistema criado unicamente para o planeamento estético em medicina dentária.
Perfeito para intervenções estéticas consideradas grandes, como cirurgias e próteses, ele permite a simulação gráfica através de fotografias extra e intraorais da boca do paciente. A partir dessa projeção, o médico dentista pode mostrar ao próprio paciente como ficará o resultado e permitir que ele dê a sua opinião.
Alinhadores invisíveis
Os alinhadores invisíveis são mais uma das novidades em medicina dentária que vale a pena prestar atenção.
São placas ortodônticas que possuem praticamente os mesmos efeitos de um aparelho fixo. A diferença é que o ganho estético é maior, já que essas placas são feitas em material incolor.
Sem as brackets e os elásticos de um aparelho convencional, o paciente ganha mais discrição e praticidade no dia a dia. Para quem sofre com as dificuldades de usar o modelo tradicional, esta pode ser uma ótima opção.
Além disso, todo o planeamento desse tratamento é realizado de forma digital. Isto porque o profissional fica responsável por fazer a análise da documentação, moldagem da arcada dentária e colocação da peça.
Setup virtual
E, por fim, o setup virtual é uma técnica em que o médico dentista analisa se determinado tratamento é viável ou não e apresenta alternativas a essa primeira opção a partir de modelos digitais.
Rápido e mais fácil de confecionar do que os modelos tradicionais, ele avalia estruturas que o modelo de gesso tradicional não permite visualizar, como tecidos subjacentes e raízes.
O planeamento estético digital é hoje uma realidade do mercado!
Então, o que lhe parece? Felizmente, hoje existem muitas alternativas para trabalhar a estética em Medicina Dentária e o planeamento estético do sorriso de forma digital é o mais utilizado.